Ministério barra Homem Aranha e Os Simpsons no horário livre

O Ministério da Justiça não permitiu a exibição do terceiro episódio da vigésima temporada de Os Simpsons antes das 20h

O Ministério da Justiça vem criando empecilhos para que o filmes de ação e séries de apelo adolescente sejam exibidos no período vespertino, dentro do chamado horário livre.

No Diário Oficial da União de ontem, o órgão negou pedido da Globo para reclassificar o filme Homem Aranha 3 como inadequado para menores de 10 anos. Isso permitiria à emissora reprisar o filme na sessão Temperatura Máxima, nas tardes de domingo, por exemplo. Mas o ministério manteve a classificação original do filme, de impróprio para menores de 12 anos, e a Globo não poderá apresentá-lo antes das 20h.

Alguns episódios da segunda temporada de Chuck, série sobre um espião exibida pelo SBT, foram classificados como impróprios para menores de 12 anos, inadequados para veiculação antes das 20h, por conterem consumo de drogas lícitas (álcool) e lesão corporal.

A emissora, no entanto, autoclassificou a série para 10 anos e exibiu toda a segunda temporada na faixa das 16h. Os episódios com problemas foram reeditados. Hoje, o horário é ocupado pela novela mexicana As Tontas Não Vão para o Céu. A terceira temporada de Chuck ainda não está disponível para a TV aberta no Brasil.

Ainda no Diário Oficial de ontem, vários episódios de Chuck em DVD (e não na TV) foram vetados para menores de 14 anos.

A Globo fez cortes e conseguiu liberar vários episódios da vigésima temporada de Os Simpsons para a classificação de 10 anos (exibição em qualquer horário). Mas não poderá mostrar antes das 20h o terceiro episódio, que o ministério considerou inadequado para menores de 12 anos, por conter linguagem chula e consumo de bebidas.

Perneta

Algo semelhante aconteceu com o SBT. A rede pediu a reclassificação da terceira, quarta e quinta temporadas da série Oz, produzida pela HBO americana entre 1997 e 2003. O programa mostra o cotidiano de uma prisão americana com incrível realismo em cenas de violência e de sexo.

O SBT reivindicou a revisão de sua classificação original, de imprópria para menores de 18 anos. O Ministério da Justiça concordou, e liberou toda a terceira temporada para as 22h. A quarta temporada, no entanto, teve dois dos 16 episódios vetados para menores de 18. E a quinta só poderá ter sete de seus oito capítulos exibidos às 22h.

Por Daniel Castro

Do R7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: