Túnel do Tempo: Tabela revela como era a audiência das emissoras há 20 anos

Nos dias de hoje, fala-se muito da audiência de Passione, que anda muito baixa. Registrou inclusive o pior ibope para a primeira semana de uma novela das 8 na história da Globo, com 32 pontos.

Como sou noveleiro e sempre tive curiosidade em saber várias informações a respeito dessa área, venho fazendo, a longo prazo, estudos detalhados a respeito da audiência das novelas da Globo na Grande SP nos anos 80 e início dos anos 90, inclusive das que mais fizeram sucesso. Como são dados não muito fáceis de se encontrar, encomendei esse material no arquivo do Banco de Dados de grandes jornais como Folha de S. Paulo, o qual me forneceu tabelas semanais com ibopes em detalhados na Grande SP de várias novelas e programas nessa época.

As tabelas oficiais de Ibope publicavam a média semanal dos 5 programas (às vezes 10) de maior audiência de cada emissora na Grande SP . A fonte é Relatório ADP (Audiência Domiciliar de Programas)- Divisão Audi Mídia do Ibope. Pesquisei os anos de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1992, 1993 e 1994.

Uma tabela é de 13 a 19 de novembro de 1989, há mais de 20 anos atrás. No Top 5 da Globo aparece em primeiro lugar a novela das 8 “Tieta” de Aguinaldo Silva, pasme, com 68 pontos de média semanal em SP, seguida do “Jornal Nacional” (surpreendentes 62 pontos), “SPTV 2ª Edição” (54 pontos), novela das 7 “Top Model” de Antônio Calmon (50 pontos) e “Fantástico” (45 pontos). O SBT também tinha programas com audiência bem alta como por exemplo, no domingo, que chegava a 28 pontos de média com “Show de Calouros” e “Corrida Maluca”.

A outra tabela é de 16 a 22 de março de 1987, também do ibope na Grande SP, mas dessa vez com o Top 10. Na Globo, a novela das 8 “Roda de Fogo” de Lauro César Muniz, em sua última semana, surge em primeiro com nada mais nada menos que 70 pontos de média, seguida do Jornal Nacional (65 pontos!!), SPTV 2ª Edição (62 pontos), novela das 7 “Hipertensão” de Ivani Ribeiro, também em reta final (61 pontos) e Globo Repórter (46 pontos). O SBT (na época ainda TVS), mais uma vez com excelentes índices, novamente com Show de Calouros (24 pontos) e Porta da Esperança (17 pontos).

Vale destacar que também constam as audiências das outras emissoras (Record, Bandeirantes, Cultura e Gazeta). Lembrando que todos os dados são da Grande São Paulo, principal praça do país para as emissoras e mercado publicitário.

Cheguei até a ter contato com a Joanita Lopes, gerente do Centro de Informação e Documentação do Ibope, que me esclareceu que os números dessas tabelas são audiência mesmo e não share. Pois existe a coluna indicando o total de domicílios equivalentes ao ponto de audiência. Com share isso não seria possível já que número de domicílios só pode ser contabilizado a partir de pontos de ibope ou audiência domiciliar (%) que é a mesma coisa e não share.

Nos tempos em que se falam de baixo ibope de Viver a Vida ou Passione, essas informações mostram que, de fato, na televisão, a Globo perdeu muito ibope no geral, isso levando-se em conta apenas a praça de São Paulo, sem contar a audiência de outros lugares e a nacional como um todo, mas ao contrário do que certos setores proclamam, é notável que não foi obra apenas da concorrência da tv aberta. O surgimento e crescimento forte de outras mídias foi determinante para isso, já que programas ou novelas da própria emissora podem e são muito assistidos pela internet, por exemplo. Ou seja, uma audiência que se transferiu da tv para o computador e que portanto não sumiu.

Com o SBT ocorreu quase um processo semelhante, mas também deve-se atentar que a Record lhe tomou audiência e a vice-liderança absoluta.

* do internauta Pedro

** Clique nas imagens para ampliar

Extraído do blog Cena Aberta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: